Sabia que existem maneiras de descobrir as distâncias e altura do seu corpo em relação ao kit?

Muita gente tem maneiras e gostos diferentes quando se trata da postura na bateria. Como costumo dizer,

se houvesse apenas uma maneira de montar uma bateria, não existiriam tantos parafusos!

Mas mesmo assim, preste atenção em alguns detalhes que podem ser fundamentais para você evitar dores nas costas e principalmente corrigir aquele som "estranho" de caixa, ou aquela pegada feia de se ver!

Banquinho

Costumo dizer que é a segunda peça mais importante da bateria; a primeira é você! Por isso, procuro sempre definir onde ficará meu banco quando monto meu set, em primeiro lugar. Checo se consigo movimentar bem os braços, com os cotovelos livres, sem esbarrar em nenhuma parede.  Mas aqui o assunto é altura então vamos lá:

  • Defina a altura do seu banco considerando o ângulo do seu joelho em 90°, quando apoiado nos pedais. 

Muita gente vai preferir se sentar mais alto ou mesmo mais baixo; eu mesmo sinto mais facilidade de tocar de uma forma geral (especialmente pedal duplo) com o banco mais alto. Mas aí mora o perigo:  sentar-se em alturas muito extremas (muito baixo ou muito alto) pode trazer sérias lesões na sua coluna!

Mike Portnoy (ex-Dream Theater, Winery Dogs, Transatlantic, etc), conhecido por sentar-se muito alto, em várias entrevistas citou problemas nas costas em virtude dessa prática.

DISTÂNCIA E ALTURA DA CAIXA

Essa parte é a mais importante, pois dependendo disso, você pode tirar um péssimo som de caixa! Independente da pegada que você prefere usar (veja a postagem sobre pegadas)

  • Centralize as pontas das baquetas no centro da caixa de modo que seus cotovelos mantenham um ângulo de 90°.

Desta forma, você encontrará a distância que sua caixa deve ficar de você, assim como a sua altura ideal.


Quanto a angulação da caixa, isso é muito pessoal. Até porque depende muito da pegada que você usa. O importante é mantê-la numa posição em que você consiga explorar todo o potencial, como o uso de rimshots por exemplo.

Não se machuque!

Independente de você gostar ou não dessas dicas, elas favorecem sua saúde. Por isso, tente manter sua postura próxima dessas medidas para que suas horas de treino não seja interrompidas por dores nas costas e ombros!

Você discorda? Tem alguma dica diferente? Compartilhe com a galera nos comentários!

Grande abraço,

Gilson

4 Comments