Está começando a tocar dois bumbos/pedal duplo? 

Já toca, mas está em dúvida por onde começar os estudos?

O exercício que trago para vocês hoje é inspirado numa série quase infinita de combinações de toques de pés. Várias divisões podem ser exploradas, mas por hoje, começaremos com a tradicional semicolcheia, que nada mais são que 4 notas por tempo.

COMO ASSIM?

Coloque o metrônomo a 60 bpm e tente tocar 4 notas seguidas com as mãos, mantendo sempre a primeira nota caindo no bip do metrônomo. Exemplo:

Conseguiu?

Se não, provavelmente estudar pedal duplo não deveria ser seu foco agora, pois o mínimo que você deve saber antes disso é tocar 4 notas em semicolcheia junto de um metrônomo, sem se atrapalhar.

Mas considerando que você conseguiu, vamos ao exercício para os pés.

BARBADA!

Pode parecer complexo se você nunca leu uma partitura, mas vamos com calma. Observe que abaixo da linha de mãos (igual à imagem anterior), existem as notas que devem ser tocadas com os pés. Basta você tocar as mãos observando quais notas devem ser tocadas juntamente com os pés. E abaixo de cada exercício, existem 4 variações. Obviamente, D para pé direito, e E para pé esquerdo. 

Se você não entende a simbologia das divisões, ignore qualquer símbolo que não sejam bolinhas pretas. Você não necessariamente precisa entender esses símbolos para poder estudar este exercício.

IMPORTANTE!

Um segredo importante para o exercício trazer algum benefício de coordenação, é você manter durante todos os exercícios as mãos em Toques Simples iniciando com a mão direita (caso você seja canhoto, inicie com a mão esquerda). Dessa forma, durante algumas variações, você terá que manter as mãos numa sequência enquanto os pés trabalham em outra. Isso pode ser bem desafiador!

MANTENHA A CALMA

Lembre-se de iniciar devagar, talvez até sem metrônomo. A medida que o exercício começar a fluir, ligue o click e comece treinando devagar. Não adianta querer atropelar tudo, fazendo notas mais fortes que outras, ou tocando "flams" de caixa e bumbo (aquele efeito PRU PRU; o certo é você tocar as notas em uníssono, exatamente juntas).

Comente aí se tiver alguma dúvida sobre o estudo ou se você costuma usar outros exercícios de aquecimento! Compartilhe com a galera!

Abraço, 

Gilson

 

1 Comment