Dicas importantes para evitar dor de cabeça.

Essa semana resolvi falar sobre afinação, pois além de muita gente me pedir na internet, eis que alguns alunos vieram com essa dúvida. Uma em especial me levou a criar esta postagem:

Bateria tem nota?

Sim e não. Se formos pensar em tonalidade (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) a bateria normalmente não emite com exatidão essas frequências. Mas por outro lado, temos "notas" de caixa, de tom, de surdo, de pratos, etc.

Podemos sim afinar os tambores para obtermos notas (isso depende muito da sua habilidade auditiva e do seu equipamento). Porém isso se torna inútil na maioria dos casos... Simplesmente porque você precisaria afinar tudo novamente cada vez que a música trocasse de tom (Por exemplo, sua bateria afinada em Dó e a sua banda tocando uma música em Si... seria uma desafinação só!)


Afinal, um guitarrista só precisa apertar o dedo numa casa do braço do instrumento para trocar de nota, já o baterista não tem esse recurso. Por isso, alguns bateristas que trabalham com afinações tonais usam milhares de tambores, cada um com sua nota específica.

Este é o kit do Terry Bozzio, incrível baterista que afina seus tons de forma melódica. Cada tambor emite uma nota específica de uma escala.

Este é o kit do Terry Bozzio, incrível baterista que afina seus tons de forma melódica. Cada tambor emite uma nota específica de uma escala.

Mas e você que não tem a paciência para afinar e nem e o dinheiro do Terry Bozzio para comprar uma bateria deste tamanho, como faz? Primeiro, você tem que entender alguns fundamentos básicos de como funcionam os tambores, conhecer alguns tipos de peles, aprender a reconhecer a hora de trocar as peles da sua bateria, etc. Para isso, basta você fazer a leitura do material exclusivo que montei pra você! 

Aprender a afinar não é uma coisa que acontece do dia pra noite. Você precisa errar muito e as passar horas sem conseguir chegar onde queria. Faz parte do processo, afinal, não nascemos com ouvido pronto para isso! Outra coisa: não existe fórmula mágica:"dois pra cá, três pra lá, e pronto!" Isso definitivamente não acontece. Mas não desista!

Se precisar de uma ajuda extra, deixe sua dúvida, deixe nos comentários!

Abraço,

Gilson Naspolini

6 Comments