Saiba como combinações de toques podem mudar tudo.

 

"Rudimentar é um adjetivo que se refere a rudimento – elemento inicial, começo, primeiras noções. É um conhecimento geral e superficial de uma arte ou ciência".(veja a fonte) Na bateria, podemos dizer que é a base de tudo que fazemos. 

Iniciada a mais de 400 anos, as combinações de toques (ou baqueteamentos) surgiram com o intuito de padronizar os toques dos percussionistas para que tocassem o mesmo som.

Na época, por ainda não haver notação musical (escrita), muita coisa foi passada verbalmente e os nomes dos toques até hoje remetem ao som produzido, como o Toque Duplo que ainda é conhecido por "papa-mama" [mãos D-D-E-E] ou o Paradiddle que remete ao som da sequência DEDD-EDEE. Bom, há quem discorde, mas quem inventou achava que este toque tinha som de Paradiddle! Não vamos discutir! (risos)

Inicialmente com um total de 26 rudimentos, organizados pela NARD (National Association Of Rudimental Drummers) e posteriormente chegando aos 40 rudimentos, segundo a PAS (Percussive Art Society), hoje temos ainda combinações híbridas, ou seja, os Rudimentos continuam em constante evolução.

mas...

Quais os benefícios em praticar rudimentos?

Estudando os Rudimentos, ou, como costumo dizer, estudando Técnica para mãos ou pés, você estará refinando os movimentos; passará a ter maior controle das suas ações - você já percebeu que muitas vezes a mente "manda"  mas o corpo não obedece?

marching drums


Hoje ficamos com esses três rudimentos fundamentais! Lembre-se que velocidade e facilidade de execução são as últimas coisas que irão aparecer no seu modo de tocar. Para chegar lá, é muito treino, empenho e paciência!

E aí,

qual rudimento você gostaria de saber mais a respeito?

Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário!

Aquele abraço,

Gilson Naspolini

13 Comments